quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Sem título








Lisboa - Portugal




terça-feira, fevereiro 27, 2007

Rua da Amargura- Continuação


" Eles esburacam tudo, esburacam tudo e não tapam nada..."



...e continuam.

sábado, fevereiro 24, 2007

Fotos com I

Itinerário

Imponente



Inspiração



Insubstituível



Interior



Trás-os-Montes Portugal


sexta-feira, fevereiro 23, 2007

ZECA AFONSO

Da editora memória/arcadasletras
Foto do Diário de Noticias. 23.02.07


" ELES COMEM TUDO, ELES COMEM TUDO, E NÃO DEIXAM NADA... "

...e continuam.

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Fim da amargura ?


Alegre-se o pessoal. Hoje recomeçaram os trabalhos. Ou seja, há mais buracos abertos e ainda não taparam nenhum. Mas já é qualquer coisa...
P.S. Maquiavélico, lembrei-me que estavam a fazer um túnel para um " senhor " que tem casa na Vila (mas vive em New York) ir visitar a amiga a Tires. Como da primeira vez deu barraca, pode ser que pelo túnel ninguém dê por isso.

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Rua da Amargura

"Sintra em Negativo"



























Foi o Simão o primeiro a dar por ela. No Céu uma nuvem muito negra, bastante carregada (de amargura ?) aproximava-se rápidamente. E num instante despejou sobre o navio todas as noticias da Vila. O Viajante, habituado a todas as más noticias da sua Rua, depressa percebeu que mais uma vez não estava enganado.



A Rua Dr. Alfredo da Costa já várias vezes aqui referida, continua a ser maltratada. São as árvores que se intrometem nos passeios e atiram com os peões para a estrada. São os pombos, que embora simpáticos, infestam as habitações, estragam pinturas de casas, carros, etc. (Até incêndios misteriosos acontecem em coberturas de telhado acabados de reconstruir).
Esta rua com o maior número de casas para trespasse por m2, continua com um estacionamento caótico, tem mais prédios degradados que Beirute (exagero, é certo) e agora tem um piso novo que parece uma pista de automóveis. Para além de outras mazelas.
Esta rua foi alvo recentemente de uma intervenção em parte do subsolo.
Desta vez foi a EDP. Dona da obra segundo lá está escrito. O empreiteiro é a Visabeira (da EDP?) e quem faz o trabalho, neste caso os buracos, é outra empresa que não fixei o nome.
Os incómodos são muitos, como devem imaginar. Mas, para bem do progresso é lógico que os temos que suportar. No entanto, há mais de 10 (dez) dias que os trabalhos pararam e não há notícias da data de recomeço. Feito um rápido telefonema para o Sr. Presidente da Junta cinco minutos depois tinhamos a resposta. As obras " não pararam ". Apenas foram "suspensas" porque o pessoal foi desviado para outra zona da mesma freguesia e pelos vistos sentem-se lá bem.
O dono da Obra - a EDP - teve o cuidado (?) de não colocar a data para a conclusão apesar de ser obrigatório.
Para finalizar, uma nota de humor:
A grande vantagem é ainda lá estar o sinal de velocidade máxima - 30 Km -porque assim refreia o impeto de alguns automobilistas mais apressados.
P.S. Se um dia alguém se lembrar que aquele trabalho ainda não acabou e vá lá concluí-lo, eu aviso.

O Simão lembrou-me uma história gira acontecida há uns anos. Numa reunião pública onde se discutiam assuntos da Vila, sugerí na altura, a colocação de pequenas lombas na estrada, para moderar a velocidade. (Com um piso degradado, já era grave-agora tem tapete novo) A Senhora Presidente de Câmara na altura - Dra Edite Estrela - indignada respondeu que não . Havia o perigo de as grávidas abortarem....Não é anedota , garanto-vos.

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

World Press Photo 2006 - Expresso

Estavam Simão e Viajante olhando o Céu ( a hora de dormir já tinha passado ) quando uma nuvem especial apareceu, deixando a descoberto novas fotos de um prémio muito especial. Agora de outra publicação. Nesta dizia tratar-se do World Press Photo 2007. Talvez diferença de interpretação, não sei. Mas trata-se apenas de um pormenor. O principal é aguçar o apetite para as exposições que vão aparecer. Na Vila costuma ser no Centro Cultural Olga de Cadaval. E com publicação em livro. Vale a pena esperar.































Fotos publicadas no suplemento Actual do Jornal Expresso de 17 Fev 07





domingo, fevereiro 18, 2007

AVARIA

O TRANS-ATLÂNTICO "encalhou." Parado no meio do oceano, já enviou vários pedidos de socorro. Para pedir inspiração. Entretanto sentado no convés, numa bela cadeira de espreguiçar, o Viajante vai olhando o Céu. Há várias nuvens brancas, cada qual com uma mensagem própria. Perto de si, contente e saltitante está o Simão. Não percebe porque o barco parou mas pouco lhe importa. A Gatinha como é seu hábito dorme numa cadeira com a sua manta preferida.
O Viajante por sua vez vai pensando, pensando, como saír dalí....
Mas com o Sol quente e a Paz que se faz sentir, vai começar por adormecer.
Ao acordar, já o assunto está resolvido e talvez possa prosseguir viagem.

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Azulejos X















Sintra - Portugal




domingo, fevereiro 11, 2007

World Press Photo 2006







































Artigo e fotos publicadas no Diário de Notícias de 10 de Fevereiro de 2007






quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Amor Total (Teresa e António)

Foto internet " Olhares "
Este texto foi publicado em 29.06.2005 em " Travessa Larga ". Penso que neste momento, a quatro dias de um referendo que confunde mais do que esclarece, (uma coisa é a prática da IVG, outra a absurda condenação de mulheres - e os homens ? ) faz todo o sentido, pelo menos para mim, voltar a publicá-lo.

Conhecemos a Teresa e o António há muitos anos. Há muito que não contactamos, mas temos notícias deles. Numa altura em que tanto se fala da IVG, conto-vos a história deste casal.

A Teresa teve onze fihos, todos rapazes. Podia formar uma equipe de futebol mas não havia ninguém para o banco.
Um dos filhos do casal, o João ( não me recordo se terceiro ou quarto ) nasceu mongoloide. (há outro nome, que confesso, não me lembro). Nasceram mais e o último também nasceu como o João.
Acreditem ou não, a Felicidade imensa daquela família sempre unida, com todas as dificuldades que se calculam, era contagiante.
Um dia o João, não devido à sua doença mas por acidente, faleceu. Não houve revolta, apenas choro. Não houve dúvidas. Apenas a certeza de que tinham feito tudo certo. Que o Amor que tinham dedicado aos filhos, o Amor que estes tinham dedicado aos irmãos, tinha valido a pena.

domingo, fevereiro 04, 2007

APCA

Folhetos APCA
Loja " abandonada "

Loja APCA


O Zé tem andado numa roda-viva. Mexe em prateleiras, gavetas, no cimo dos móveis e depois enche sacos com coisas. Nâo sei o que é. O meu "negócio" é outro e não sou curioso...
Depois leva-me a passear, carregado de sacos e entra numa casa " cheínha " de coisas. Aquilo não é livraria, e tem livros, não é discoteca e tem discos, não é casa de roupas e tem muitas...
E é dedicada aos cães. Aqui estou à vontade - menos há pouco quando estava lá um calmeirão, e mesmo assim ladrei-lhe - porque sei que é para nosso bem.
Gostaram de mim assim que lá cheguei, mas quem não gosta?

Lembro-me de passar todos os dias por aquela casa - chamam-lhe loja - e de a ver vazia, triste, sem alma. Agora não. É um rodopio de gente à procura de pechinchas ou simplesmente com vontade de ajudar. E aqui deixo um apelo:
Passem por lá, entrem, conheçam gente simpática e dedicada.
Durante um tempo aquela loja " vai pertencer " à APCA. Deixo-vos aqui os contactos que consegui:

LARGO D. AFONSO DE ALBUQUERQUE, Nº 22 SINTRA
ou


Simão.
PS. Ninguém me disse mas o meu faro acha que esta acção tem o apoio generoso dos donos da loja.






Azulejos IX


Sintra - S. Martinho

Sintra - S. Maria e S. Miguel


Sintra - Mem Martins




Sintra - Aldeia Galega