sexta-feira, abril 04, 2008

Ontem, hoje...


A 29 de Março de 1974 (ou muito perto, que a memória não ajuda) o Coliseu de Lisboa esgotou. A 16 desse mesmo mês tinha havido o pronunciamento das Caldas. Que viria a ser o ensaio para uma madrugada libertadora. E no Coliseu, para além de todos nós, também havia uns senhores que espiavam. Mas não amedrontaram. E nessa noite, José Afonso, Fausto, Adriano Correia de Oliveira, José Mario Branco entre muitos outros, cantaram as canções que queríamos ouvir. Incluindo o Grândola Vila Morena. E essa canção vai ser de novo cantada, hoje, num Coliseu esgotado. Desta vez não vou lá estar. Com muita pena. Mas vou tentar ver, a 25 de Abril, a gravação da gala de homenagem. Para quem gosta. Para quem sente. Obrigado, Amigos.

10 Comentários:

Às sexta-feira, 04 abril, 2008 , Blogger Maria disse...

Que pena não poder lá estar ...
mas no 25 de Abril tb vou ver concerteza.
Beijinhos

 
Às sexta-feira, 04 abril, 2008 , Blogger Justine disse...

Esses cantores a as suas canções são os símbolos das nossas esperanças, e estarão sempre presentes nas nossas vidas. Mesmo sem estarmos no espectáculo, estaremos no espectáculo.

 
Às sexta-feira, 04 abril, 2008 , Blogger pedro macieira disse...

Foi mesmo a 29 de Março de 1974 que o Coliseu, encheu para ouvir José afonso,Adriano Correia de Oliveira,José Jorge Letria,Manuel Freire, José Barata Moura e penso que Ségio Godinho, e muitos outros,um espectáculo organizado pela casa da imprensa.Um mês antes do 25 de Abril.
Eu também estive lá, e é uma das minhas memórias da repressão que existia neste país.Lembro-me de subir as escadas do coliseu por entre policia de choque, com uma postura entimidatória que nunca mais me esqueci.
Uma nota curiosa - No dia do espectáculo, a censura avisara a Casa de Imprensa, organizadora do evento, de que eram proibidas as representações de «Venham Mais Cinco», «Menina dos Olhos tristes»,«A Morte Saiu à Rua» e «Gastão Era Perfeito». Curiosamente, a «Grândola» era autorizada.
Um abraço

 
Às sábado, 05 abril, 2008 , Blogger Maçã de Junho disse...

também não vou lá estar.... o salário não dá para todas as coisas que queremos e portanto também eu vou aguardar po da 25!
mas no fundo estaremos lá todos!

Bom fim de semana
Maçã de Junho

 
Às domingo, 06 abril, 2008 , Anonymous Anónimo disse...

Quem passou o 25 ABR e o primeiro 1º MAI, não precisa de ir aos espectáculos. . .
mj

 
Às domingo, 06 abril, 2008 , Anonymous Anónimo disse...

"RECORDAR É VIVER"
ereis

 
Às segunda-feira, 07 abril, 2008 , Blogger Leonor disse...

que maravilha. ainda era novita aquando da revoluçao mas apercebi-me logo do zeca afonso. hoje conheço esses nomes todos e adoro a sua musica.
obrigado pelo elogio
beijinhos

 
Às terça-feira, 08 abril, 2008 , Blogger Paúl dos Patudos disse...

Como gostaria de lá estar.
Tantas músicas e palavras que marcaram a minha vida futura, até hoje meu amigo
bjos
Ana Paula

 
Às quarta-feira, 09 abril, 2008 , Blogger Estranho Fulgor disse...

O José Mário Branco é um Artista Genial!

Convite para visitar a minha nova morada da poesia.

Até sempre

 
Às segunda-feira, 14 abril, 2008 , Blogger bettips disse...

Das lembranças e conquistas
vivemos. Por elas, ainda!
Obrigada Zé, não sabia a data do espectáculo nem a ele fui. As canções eram ouvidas em segredo! Lembro o arrepio e medo, dessa manhã, seguido duma ardente esperança. Curiosamente, o meu primeiro pensamento foi para os presos políticos e os que não podiam entrar em Portugal: Viva a Liberdade!
Abç

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial