domingo, abril 08, 2012

664 - Folar de Páscoa

Folar de pastelaria

A Páscoa sempre foi importante para mim. Mais do que o Natal. Foi num Domingo de Páscoa que a nossa menina foi baptizada de um modo muito especial. Completamente imersa num tanque, ela recebeu de Deus todas as bênçãos. Que ainda hoje se mantêm. Gastronomicamente falando é o folar a minha referência. Recordo as vezes que ia de comboio a Lisboa, a uma rua da Baixa (Prata ? Augusta ?) com uma oficina de sapateiro num vão de escada. Era lá que o estafeta (recoveiro, no Norte) deixava as encomendas que vinham do Alentejo. E a minha avó Maria nunca se esquecia de enviar na Páscoa três folares ( para além de outras iguarias ). Um com dois ovos para os meus pais e dois, com um ovo cada, para mim e minha irmã. Uma autêntica delícia. Feitos pela minha avó, com um sabor muito diferente dos folares da pastelaria. As saudades que eu tenho desses folares e da Avó Maria.


Para todos vós, os que visitam e comentam, os que visitam e não comentam ( se calhar com razão... ) os meus votos de uma SANTA PÁSCOA.





Publicado em 6 de Abril de 2007

Etiquetas: , ,

3 Comentários:

Às domingo, 08 abril, 2012 , Blogger Justine disse...

O folar está um apetite, Viajante!Pena não o poder saborear sem ser só com os olhos!
Que tenha sido uma excelente páscoa para ti:-))))

 
Às segunda-feira, 09 abril, 2012 , Blogger Lucia Luz disse...

Que sua páscoa tenha sido abençoada.
Aqui não temos o folar... mas está apetitoso o da foto.
Uma semana de renovação e luz.

Lucia

 
Às terça-feira, 10 abril, 2012 , Blogger greentea disse...

não tenho dessas memórias , nem me lembro de comer folares na Páscoa nem outros doces ; aliás não me lembro de a minha Avó fazer bolos, apenas uma coisa parecida com a marmelada mas que se chama UVADA (feita com mosto de uva e é uma delicia ...mas nunca mais comi)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial